Chuva no Brasil

10/03/2016 às 10:50
por Angela Ruiz

Atualizado 10/03/2016 às 10:50

Oferecimento
Chuva é frequente em quase todo o país

Nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentam as condições para chuva entre o Amapá, norte do Maranhão e interior do Piauí. Na imagem de satélite dá para observar as áreas de instabilidade (manchas azuis) que atuam na maior parte do Norte e Centro-Oeste do país e favorecem o crescimento de nuvens carregadas. Nestas áreas, a chuva cai com forte intensidade sobre o Pará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Distrito Federal e norte do Mato Grosso do Sul que nesta semana de Verão já registrou volumes de chuva.

 

Um sistema de baixa pressão espalha instabilidade e facilita a ocorrência chuva na faixa leste do Sul do Brasil. No Paraná, chove forte no norte e leste do estado, inclusive em Curitiba. No leste de Santa Catarina e no sul e leste do Rio Grande do Sul o dia começou chuvoso, mas a tendência é que a chuva diminua ao longo do dia.

 

No Sudeste, o destaque de hoje é para São Paulo onde o dia que começou vai terminar com novas áreas de instabilidade mantendo as condições de chuva para a cidade. No Espírito Santo e no Rio De Janeiro, faz bastante calor nesta quinta-feira sem expectativa de chuva. Aliás, de acordo com os meteorologistas, volta a chover no RJ amanhã. Em Minas Gerais, só deve chover a qualquer hora no Triângulo Mineiro e na capital mineira, as pancadas típicas de verão acontecem a partir da tarde.  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

0mm / 0%