Rios voltam a transbordar em São Paulo

11/03/2016 às 11:16
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/03/2016 às 14:10

Oferecimento
Choveu mais de 50% da média entre ontem e hoje

 A chuva voltou a cair sobre a Grande São Paulo no fim da manhã desta sexta-feira. A chuva começou fraca sobre a zona norte no fim da manhã, mas se intensificou e se espalhou para áreas das zonas central e leste da capital. Em algumas áreas choveu com moderada a forte intensidade fazendo com que o nível de córregos e rios subisse.

Segundo o SAISP – Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo - o córrego Tiquatira, na Penha (zona leste) extravasou às 13h30. Na zona oeste, em Perus, o córregos Perus voltou a transbordar.

 

Rio de Tietê

O nível do rio Tietê continuava muito elevado no início da tarde desta sexta-feira. Às 13h40, segundo o SAISP, o Tietê continuava transbordando em Mogi das Cruzes. Na região do Jardim Romano, na zona leste da capital paulista, o nível era de emergência. Tietê transbordou ontem à noite neste ponto. Na região da ponte Dutra, o nível também era de emergência.

Na região do Anhembi, ponte do Limão, da barragem móvel (montante e jusante),o nível era de alerta. Na região Pirapora do Bom Jesus, a barragem no rio Tietê (jusante) também estava em situação de alerta.

Ainda há previsão de chuva para tarde e noite de hoje sobre a Grande SP, mas não deve chover de forma intensa e generalizada como ontem. Porém, o risco de extravasamento dos rios e córregos permanece alto porque o nível dos rios está muito alto.

 

 

Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

 

 

 

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 87,2 mm na região do Mirante de Santana entre 9 horas do dia 10 e 9 horas de 11 de março de 2016. Mas este não foi o maior volume de chuva para um período de 24 horas em 2016. Entre os dias 20 e 21 de fevereiro choveu 102,0 mm neste local.

O volume de chuva que caiu entre ontem e hoje no Mirante correspondeu a 54% da média de chuva março. O total de chuva acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 11 de março foi de 194,9 mm. Este volume de chuva é 21% superior à média histórica para março, que é de 160 mm.

 

Março histórico

O mês março de 2006 deu para a cidade de São Paulo um recorde histórico de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia choveu 607,9 mm em 31 dias. Este é maior volume de chuva já acumulado em um mês no Mirante de Santana desde o ano de 1943, quando começaram as medições neste local.

 

Confira os volumes de chuva que caíram em São Paulo entre os dias 10 e 11 de março

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%