Florianópolis bate recorde de frio

12/03/2016 às 13:43
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/03/2016 às 15:08

Oferecimento
Ar polar faz temperatura cair no fim do verão

A entrada do ar polar sobre o Sul do Brasil fez as temperaturas caírem até abaixo de 10°C em áreas da Região na madrugada deste sábado (12). A capital Florianópolis bateu recorde de frio no finzinho do verão! Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima foi de 16,7°C, a menor do ano até agora. O recorde anterior era de 18°C, registrado no dia 3 de março.



Em Porto Alegre e em Curitiba, a madrugada deste sábado também foi mais fria do que nos últimos dias, não houve registro de recorde, mas isso ainda pode acontecer neste domingo (13). 


Veja as menores temperaturas no Sul neste sábado (12), segundo o INMET:

7,8°C em Bom Jardim da Serra (SC)

9,7° C em São Mateus do Sul (PR)

11,4°C em São José dos Ausentes (RS)

 

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, o sistema de baixa pressão atmosférica que vinha provocando nuvens carregadas e chuvas volumosas sobre parte do Sul do Brasil nos últimos dias se afastou para alto-mar. No lugar, uma massa de ar polar, que é um sistema de alta pressão, começou a ganhar força sobre a Região Sul. O ar frio favorece a queda da temperatura e ajuda a diminuir a nebulosidade. "Esta massa polar vai predominar sobre o Sul do Brasil nos próximos dias e a última semana do verão será marcada por temperaturas de outono na madrugada."

 


Veja também:

Entenda os efeitos desta massa polar moderada que avança sobre o centro-sul do Brasil

Mar agitado no Sul e no Sudeste no fim de semana

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%