Centro-Oeste - tendência para o outono

18/03/2016 às 16:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba quando a geada poderá ocorrer

O Hemisfério Sul entra oficialmente no outono à 1h30 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília.

A estação é uma transição para o inverno e uma das características principais, para muitas áreas do país, é a grande redução da frequência diária da chuva e do volume de chuva médio mensal.

Esta mudança é bastante nítida na Região Centro-Oeste. Compare a média de chuva normal de janeiro (supera 350 mm) e a de abril (em geral não passa de 150  mm), o primeiro mês do outono.

 

 

 

 

 

Com a redução da chuva, o ar do Centro-Oeste vai ficando cada vez mais seco no decorrer do outono. Já no fim de maio, dias com níveis de umidade do ar abaixo dos 30% tornam-se comuns.

Mas é também durante o outono que o Centro-Oeste recebe suas primeiras massas polares. O estado de Mato Grosso do Sul é o primeiro e o mais duramente atingindo pelo ar polar e por isso fica sujeito à geadas.

Em anos normais, uma das características marcantes do outono no Centro-Oeste é uma grande variação diurna da temperatura. Muitos dias podem ter frio ao amanhecer, com temperaturas de 14°C a 17°C, e tardes muito quentes, com temperaturas passando dos 30°C.

É uma ótima estação para fazer turismo pelo Centro-Oeste, mas esteja preparado para algumas emoções meteorológicas.

O outono de 2016 começa sob a influência de um El Niño moderado, mas deve terminar em neutralidade. Qual o impacto que isto terá no Clima da Região?

 

 

Confira a análise do meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 90%