Muita chuva no Norte do país

18/03/2016 às 09:39
por Angela Ruiz

Atualizado 18/03/2016 às 09:39

Oferecimento
Grandes volumes de chuva acumulados

O tempo segue instável neste fim de semana no Norte do Brasil, com várias pancadas de chuva intercalando períodos de sol acompanhado de raios e trovoadas.

Em Coari, no Amazonas, choveu 65 mm entre 5h e 6h da manhã e até 8h o acumulado chegava a quase 81 mm. Em Belém, choveu forte. Entre 8h de ontem e 8h de hoje foram acumulados 49 mm.

 

Nesta sexta-feira, a influência da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no Pará, Amapá e Pará e favorece o crescimento de nuvens pesadas a qualquer hora do dia. Pode chover forte.

No fim de semana, as nuvens se espalham sobre a Região Norte e chove a qualquer hora do dia na maior parte dos estados. A chuva é forte e volumosa e por vezes pode vir acompanhada de raios.  

 

A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva. As imagens de satélite mostram  bandas de nuvens da ZCIT se aproximando da costa norte do Brasil. A aproximação deste sistema faz a umidade aumentar favorecendo a formação de mais nuvens e a ocorrência de chuva para alguns estados.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

33°
max

20mm / 90%