Fim de semana com temporais no RS

18/03/2016 às 17:33
por Maira Di Giaimo

Atualizado 18/03/2016 às 19:37

Oferecimento
Ventos podem chegar à 100km/h no RS e SC

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e provoca ventos fortes no RS e em SC.

Às 16h da sexta-feira, 18, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento chegavam a quase 70Km/h em Jaguarão, sul do RS, e emm Uruguaiana, sudoeste gaúcho. A região de Quaraí teve duas rajadas com 84 km/h às 16h e às 17h. Às 18 horas, uma rajada chegou aos 78 km/h em Soledade. 

 

 

 

Durante a noite desta sexta-feira e na madrugada do sábado, 19 de março,  a população do Rio Grande do Sul deve ficar atenta para tempestades. O vento aumenta de intensidade no Rio Grande do  Sul e no sul de Santa Catarina, e em algumas áreas da serra gaúcha e catarinense, as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.

O vento intenso é acompanhado de chuva forte e volumosa. Há risco para ocorrência de granizo em vários pontos do Rio Grande do Sul. A Grande Porto Alegre também poderá ter fortes pancadas de chuva e rajadas de vento

 

Confira alerta para tempestade sobre o Rio Grande do Sul

 

Frente fria bloqueada

O ar está muito quente sobre o Sul e o calor armazenado vai ajudar a formar nuvens muito carregadas  em várias áreas da Região. Porém, a maior preocupação com tempestades violentas é mesmo sobre o Rio Grande do Sul. 


Na imagem de satélite abaixo, as manchas vermelhas representam a parte mais carregada das nuvens da frente fria, com potencial para temporais.

 

 

 

Neste sábado, o Rio  Grande do Sul ainda estará sujeito aos temporais destas áreas de instabilidade desta frente fria. Santa Catarina e Paraná poderão ter algumas pancadas fortes, mas o sol e o calor vão predominar na maior parte do dia.

Há uma situação de bloqueio na atmosfera de modo que a maior quantidade de nuvens  carregadas vai ficar sobre o Rio Grande do Sul.

No domingo, a frente fria se afasta no mar,  mas as pancadas de chuvas vão continuar.

 

 

Confira a previsão para o Sul. A próxima semana começa com chuva e queda da temperatura.

 

 

Tire fotos da chuva e dos ventos na sua cidade e mande pra gente, através da #fotografeotempo ! Participe!

 

 

Como será o outono na Região Sul?

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

22°
min

26°
max

35mm / 90%