Temporais se espalham sobre SP

24/03/2016 às 21:18
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/03/2016 às 22:02

Oferecimento
Vento de 100 km/h em Rancharia

Uma forte área de instabilidade avançou de Mato Grosso do Sul para São Paulo trazendo temporais violentos. As nuvens muito carregadas já provocaram tempestades no oeste de São Paulo no começo da noite da quinta-feira, 24 de março.

 

 

 

Em Rancharia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 52,4 mm em apenas 1 hora, entre 18h e 19h. O total de chuva às 20 horas já chegava a quase 61 mm. Uma rajada de vento alcançou100 km/h. Uma chuva como esta tem potencial para causar grandes alagamentos repentinos nos centros urbanos. Rajadas de vento da ordem de 100 km/h podem destelhar casas, derrubar placas de outdoor e arrancar árvores de médio porte.

 

 

 

A passagem desta forte área de instabilidade sobre Presidente Prudente provocou 24,4 mm de chuva em 1 hora e uma rajada de vento de 77 km/h. Em Valparaíso choveu quase 25,0 mm entre 17h e 19h.

A população do estado de São Paulo deve ficar atenta para temporais na noite desta quinta-feira e também nesta sexta-feira.

 

 

 

 

Feriado com risco de chuva forte

As nuvens carregadas que vieram de Mato Grosso do Sul para São Paulo foram geradas por um forte sistema de baixa de pressão atmosférica que avança do norte da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil. Este sistema de baixa pressão vai atuar sobre o Sul durante todo o fim de semana prolongado e terá muita influência no tempo São Paulo. Muitas nuvens carregadas vão passar sobre São Paulo no feriado desta sexta-feira e também durante o sábado. Até lá, há risco de temporais em todas as regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo.

 

Confira alerta especial

 

Entenda a atuação do sistema de baixa pressão

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%