Temporais voltam sobre o Sul

31/03/2016 às 22:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
RS será o mais atingido

Uma nova área de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o norte da Argentina e gera nuvens carregadas que avançam sobre o Sul do Brasil. O ar está quente e o calor ajudar na formação destas nuvens. Temperaturas de até 34°C foram observadas nesta quinta-feira sobre no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira, todo o Sul continua quente e as áreas de instabilidade se espalham sobre a Região provocando o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva. Apesar da presença de nuvens já pela manhã, as pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte. Mas ainda não deve chover no leste e nem no sul do Rio Grande do Sul.

 

 

Temporais no Rio Grande do Sul no fim de semana

A população do Rio Grande do Sul deve ficar atenta para temporais no fim de semana. A área de baixa pressão vai atuar com mais intensidade no centro-sul gaúcho e reforça uma frente fria que chegará ao litoral gaúcho no domingo. A circulação dos ventos sobre nos níveis mais elevados da atmosfera vai forçar a concentração de nuvens carregadas na fronteira com o Uruguai. Até a terça-feira, esta região deve receber uma grande quantidade de chuva que poderá causar enchente e alagamentos. A estimativa é que chova, em média, de 100 a 200 mm em apenas cinco dias. Em algumas localidades pode chover mais do que média normal para todo o mês de abril. Em Uruguaiana, por exemplo, a média de chuva para abril é da ordem de 160 mm e em Bagé, de 90 mm.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva sobre o Sul até o dia 5 de abril.

 

 

Temporal de granizo na Grande Curitiba 31-3-16

 

Nuvens carregadas avançam sobre Videira (SC) 31-3-16

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

11°
min

22°
max

0mm / 0%