RS em alerta para tempestades

01/04/2016 às 23:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Uruguai e Argentina enfrentam temporais

Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o centro-norte e leste da Argentina e sobre o Uruguai gerando nuvens muito carregadas, com alto potencial para tempestades. O serviço meteorológico do Uruguai e também da Argentina emitiram alertas para tempestades severas.

Na imagem de satélite, do serviço meteorológico da Argentina, as nuvens com potencial para tempestade aparecem em tons de vermelho. O topo de algumas nuvens tem temperatura da ordem de -70°C.

 

 

Estas área de instabilidade se associam com uma frente fria que avança pelo mar no fim de semana em direção do litoral do Rio Grande do Sul. A circulação dos ventos sobre a América do Sul vai forçar o bloqueio desta baixa pressão e destas áreas de instabilidade entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Nesta situação, é o Rio Grande do Sul que fica mais sujeito a eventos de tempestades no fim de semana.

 

 

Embora haja condições para fortes pancadas em todo o Rio Grande do Sul, a região da fronteira com o Uruguai deve receber a chuva mais intensa e volumosa nos próximos dias, com potencial para alagamentos e enchentes.

Paraná e Santa Catarina terão sol forte, calor e poucas pancadas de chuva no fim de semana.

Chuva de 5 dias pode superar a média

 A estimativa é que chova, em média, de 100 a 200 mm em apenas cinco dias. Em algumas localidades pode chover mais do que média normal para todo o mês de abril. Em Uruguaiana, por exemplo, a média de chuva para abril é da ordem de 160 mm e em Bagé, de 90 mm.