Chuva forte em algumas áreas do Nordeste e do Norte

03/04/2016 às 08:28
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
Parece anormal, mas não é! Esses temporais são esperados nesta época do ano.

A presença da Zona de Convergência Intertropical, que neste momento está na sua posição Climatológica,  tem provocado a formação de muitas nuvens e causado chuva forte ou chuva volumosa entre o Rio Grande do Norte e o norte do Pará. Esta situação é normal e esperada nesta época do ano, como podemos ver no mapa da chuva normal para um mês de abril. Observe no mapa abaixo que as chuvas mais volumosas do país devem ocorrer entre o litoral do Ceará e o Amazonas.

 

 

Em Fortaleza, desde o último dia de março até esta manhã do dia 03 já registrou cerca de 300mm de chuva. Entre às 04:00 e 08:00 da manhã deste domingo, dia 03/04, choveu cerca de 100mm nos municípios de Salinópolis e Monte Alegre, ambas no norte do Pará. No mês passado choveu quase 600mm em Belém e 500mm em Macapá. Em todas essas áreas a chuva vinha de forma irregular até fevereiro, devido à influência do forte El Niño e das águas mais frias sobre o Atlântico Tropical, mas agora a situação é outra e a chuva vem correspondendo ao esperado.

 

Nos próximos quinze dias deve chover bastante entre o litoral norte do Nordeste e o Amazonas, mas em relação aos últimos dias a chuva diminui de força. Mesmo assim, ainda deve chover pelo menos 150mm nesta próxima quinzena. Isso somado ao que já ocorreu e ao que se espera no restante do mês deve ser o suficiente para nos aproximarmos do que é normal chover nesta época do ano.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

30mm / 90%

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

25mm / 90%