Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

São Paulo tem tarde mais quente em abril em 11 anos

07/04/2016 às 23:09
por Josélia Pegorim

A tarde 07/04/16 foi uma das mais quentes já registradas em abril em 11 anos. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima às 15 horas no Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 32,1°C. Esta foi a maior temperatura neste local desde o dia 14 de fevereiro, quando a temperatura chegou ao 33,6°C, que por enquanto é a maior temperatura de 2016 em São Paulo ocorrida também em 31 de janeiro.

Para um dia de abril, a tarde de 07/04/16 foi a mais quente em 11 anos, igualando os valores registrados nos dias 12 e 8 de abril de 2005, quando a máxima também foi de 32,1°C.

 

Ar continua muito seco na Grande SP

 

Quando vai refrescar?

Por enquanto, não tem chuva e nem ar polar intensos que possam manter a temperatura amena em São Paulo por vários dias. A última vez que isto ocorreu foi na virada de fevereiro para março, quando uma frente fria passou forte pelo litoral paulista e derrubou a temperatura na capital. Os termômetros ficaram cinco dias consecutivos abaixo dos 26°C. Deu até para sentir um pouco de frio e dormir com um cobertor leve.

Até o domingo, a população da Grande São Paulo vai continuar sentindo muito calor, com temperaturas em torno dos 30°C durante a tarde. Na segunda-feira, uma frente fria estará passando pelo litoral paulista, mas longe do continente e com pouca influência sobre o estado de São Paulo. Mesmo assim, algumas áreas no sul e no leste do estado de São Paulo, incluindo a capital, poderão ter um pouco de chuva e ventos frescos que poderão dar um ligeiro e rápido alívio do calorão.

 

Atenção: condições meteorológicas continuar favoráveis para o excesso de ozônio no ar

 

Bloqueio atmosférico

As massas polares que estão avançando sobre a Argentina não estão tendo força para vencer a massa de quente e seca que se instalou sobre o Brasil desde o início de abril. Não há expectativa de que uma massa polar intensa consiga chegar ao Brasil pelo menos por volta do dia 20 de abril.

 

Outono com El Niño: quando São Paulo vai esfriar de verdade?