Torres (RS) completamente alagada

11/04/2016 às 20:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva de 11/4 dobra a média normal para abril

A cidade de Torres, no litoral norte gaúcho, foi completamente alagada nesta segunda-feira pela chuva persistente e volumosa que começou na tarde do domingo, 10 de abril.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 18 horas do dia 10 e 18 horas de 11 de abril de 20168 choveu 178,2 mm. Mais da metade deste volume, cerca da 88 mm caíram entre 9 horas e o meio-dia de 11 de abril. A chuva voltou ter uma ligeira intensificação no começo da noite. O total acumulado até 20h já chegava a quase 185 mm.

Estes números são preocupantes porque a média de chuva normal para abril em Torres é de aproximadamente 80 mm. Entre 9 horas e 11 horas choveu praticamente esta média e no período de 24 horas, entre 18 horas do dia 10 e 18 horas do dia 11 de abril  choveu o dobro da média.

A previsão é de que a chuva continue por mais 48 horas e com risco de outros eventos de chuva forte e volumosa como já ocorreu nesta segunda-feira.

As imagens a seguir são de Liege Soares que compartilhou com a Climatempo

 

 

 

 

 

 

 

Circulação marítima

A chuvarada que está ocorrendo no leste da Região Sul é consequência de uma forte infiltração de umidade marítima.

Esta injeção de umidade alimenta as nuvens com mais água estimulando ainda mais a formação da chuva. Além disso, características de relevo local, como a presença de encostas colaboram para formar e manter as nuvens de chuva.

 

A  meteorologista Josélia Pegorim explica a circulação marítima no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e alerta para mais chuva que deve atingir a região de Florianópolis.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%