Friozinho de subsidência em MG

12/04/2016 às 11:29
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/04/2016 às 11:31

Oferecimento
13°C na Grande BH

Muitas áreas de Minas Gerais amanheceram esta terça-feira com temperatura amena variando de 13°C a 17°C. Na Grande Belo Horizonte, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 13,4°C em Florestal. A menor temperatura em Minas Gerais nesta terça-feira foi 12,7°C em Monte Verde, no Sul de Minas.

A sensação de um friozinho ao amanhecer foi sentida até em algumas cidades onde a temperatura tem superado os 35°C à tarde há vários dias. Foi o que ocorreu em Montalvânia, onde a temperatura mínima nesta terça-feira foi de 16,4°C e a máxima ontem foi de 35,8°C.

 

Confira algumas temperaturas amenas registradas em Minas Gerais pelo INMET em 12/04/16

 

 

Frio de subsidência

As baixas temperaturas observadas em Minas Gerais não foram provocadas pela entrada de ar polar, mas pelo efeito de subsidência. Este é o principal efeito de um forte sistema de alta pressão atmosférica que está atuando há vários dias sobre a Região Sudeste. A subsidência diminui a umidade do ar. Com a umidade do ar baixa, menos nuvens conseguem se formar e a chance de chover também é menor.

Nos próximos dias, este sistema de alta pressão atmosférica vai se intensificar sobre Sudeste dificultando ainda mais a ocorrência de alguma chuva. O efeito de subsidência continua e vai reduzir a temperatura na madrugada em todos os estados. Os próximos dias até amanhecem frescos ou mesmo friozinhos em várias áreas do Sudeste, mas as tardes continuarão quentes.

 

Entenda o que é a subsidência e como este afeta a temperatura.

 

 

 

 

   

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

28°
max

10mm / 80%