Parintins/AM

12/04/2016 às 08:04
por Redação

Atualizado 13/09/2016 às 14:58

Oferecimento

A cidade de Parintins se encontra no interior do Estado do Amazonas próximo à divisa com o Estado do Pará na Região Norte brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui uma extensão territorial de aproximadamente 5950 km².

 

A vegetação é típica de floresta tropical. Toda a fauna e flora podem ser observadas em diversas áreas de reserva ambiental. Parintins faz parte do maior sistema fluvial do mundo, a bacia amazônica.

 

Como todas as áreas de Clima tropical, a estação chuvosa é caracterizada por grandes volumes médios de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De novembro à julho os volumes acumulados de chuva vão dos 100mm aos 300mm. Os menores volumes de chuva são observados entre os meses de agosto e outubro com valores na faixa dos 75mm. 

 

A temperatura média é elevada na região, a média das temperaturas mínimas ficam na casa dos 24°C, e as máximas na casa dos 32°C aos 34°C. Com temperaturas elevadas e a presença de muita umidade, a sensação de abafamento é muito presente em Parintins, algo comum nas áreas de clima tropical.

 

 

A culinária reserva iguarias sem igual. É comum nos pratos locais a utilização de carne de búfalo e variados peixes e água doce. Dentre os pratos mais famosos estão: a caldeirada de tucunaré com pirão, os bolinhos de piracuí, pato no tucupi, o tacacá dentre outros.

 

Os apaixonados por folclore estão no lugar certo, afinal a cidade sedia o Festival Folclórico de Parintins. O momento alto da celebração ocorre na disputa entre o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A festa tem três noites de duração explorando a temática regional como lendas, rituais indígenas em alegorias e encenações.

 

O destaque na música local fica para a toada que é um estilo que conta com danças folclóricas e temática indígena, cabocla e ribeirinha. Esse estilo musical é executada principalmente durante os festivais folclóricos no mês de junho e nos ensaios dos bois garantido e caprichoso.