Abril de 2016 será um dos mais secos em BH

14/04/2016 às 15:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chance de chover é baixa até o fim do mês

 

Belo Horizonte praticamente não teve chuva em abril. O único registro de alguma precipitação foi de 0,1 mm entre os dias 1 e 2 de abril. Esta quantidade de chuva e nada é a mesma coisa. A última chuva moderada a forte ocorreu entre os dias 23 e 25 de março somando cerca de 33 mm nos dois dias.

Com este histórico na primeira quinzena do mês e com a previsão de pouquíssima chuva na segunda quinzena, abril de 2016 é um forte candidato a entrar para a lista dos 10 meses de abril mais secos já registrados em Belo Horizonte em 106 anos de acompanhamento meteorológico feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Pelas medições do 6º Distrito do INMET, em Belo Horizonte, o abril mais seco verificado desde 1910, ano do início das medições, foi o de 1959 que não teve chuva. A pesquisa feita junto ao banco de dados o Instituto Nacional de Meteorologia mostrou que já ocorreram outros meses de abril com acumulados totais abaixo dos 30 mm, o que seria metade da média de chuva normal para este mês que é de 61 mm. O abril mais chuvoso desde 1910 foi o de 2014 quando a capital mineira recebeu impressionantes 235,8 mm. Foi como se a chuva de um janeiro ou um dezembro tivesse caído em abril.

 

 

Seca e calor

O forte e grande sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul (ASAS) que já predomina sobre a Região Sudeste vai continuar determinando as condições do tempo por mais alguns dias. Qualquer o sistema de alta pressão reduz a umidade do ar e consequentemente a nebulosidade e as condições para chuva. Além disso, não há previsão da chegada de uma alguma frente fria na região de Belo Horizonte pelo menos até o feriado de 21 de abril. Até lá, a chance de chover é muito baixa.

A maior possibilidade de chuva seria após o dia 25 de abril, quando há maior chance de uma frente fria avançar sobre a Região Sudeste. Numa previsão otimista, o modelo de simulação de chuva GFS previ nesta quinta-feira,14 de abril, que até o dia 28 de abril poderia chover 9,5 mm.

Para o fim de semana, a previsão é que a região da Grande Belo Horizonte fique com muito sol, poucas nuvens e quente, com temperatura que pode superar os 30°C à tarde.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

28°
max

10mm / 80%