Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

El Niño enfraquece mais em maio

14/04/2016 às 00:08
por Josélia Pegorim

O El Niño ainda está ativo e influencia as condições atmosféricas no outono de 2016. O fenômeno se formou durante o ano de 2015, atingiu seu máximo no verão entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

 

  

 

 Neste primeiro mês de outono do Hemisfério Sul, o El Niño ainda é avaliado como moderado.

A tendência de enfraquecimento do El Niño persiste nos próximos meses.

 

 

 

Nos próximos meses, os principais centros internacionais de pesquisa e monitoramento do clima global concordavam que o evento El Niño 2015/2016 deve ter um enfraquecimento mais acentuado durante o mês de maio e que já estará praticamente terminado no fim do outono no Hemisfério Sul e fim da primavera no Hemisfério Norte.

 

 

A previsão é que predomine uma situação de neutralidade (nem El Niño, nem La Niña) no fim do outono e durante os meses do inverno de 2016. Esta neutralidade vai fazer com que a segunda metade do outono e o inverno de 2016 sejam próximos da normalidade climatológica para estas estações e completamente diferentes do que se observou nesta mesma época em 2015, quando já vigorava a influência do El Niño.

 

Mas também vem sendo cada vez mais reforçada a tendência do desenvolvimento de um evento La Niña no decorrer da primavera de 2016 . A previsão é de que no fim deste ano as características de La Niña (esfriamento de 0,5°C ou mais das águas do oceano Pacífico Equatorial) já estejam sendo plenamente observadas e alterando padrões de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. A primavera de 2016, mas principalmente o verão 2016/2017, devem ser influenciados pela La Ninã, o que nos dará condições atmosféricas totalmente diferentes do que se observou em 2015/2016.

 

A La Niña ocorre na mesma região do Pacífico em que ocorre o El Niño.

Os mapas mostram a projeção da anomalia (diferença em relação à média) da temperatura da água do mar na região do oceano Pacífico Equatorial. Os tons de azul representam águas com temperatura abaixo do normal.