Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Brasília registra menor temperatura do ano

15/04/2016 às 21:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/04/2016 às 22:19

A madrugada de 15 de abril foi a mais fresca do ano Brasília até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 16,7°C. No ano passado, a menor temperatura em abril foi 16,0°C, mas só ocorreu no fim do mês, no dia 29/04/2015.

Abril de 2016 está sendo mais seco e quente do que normal em Brasília. Só choveu cerca de 24 mm no início do mês, sendo que a média é de aproximadamente 124 mm. A capital federal tem ficado ensolarada e quente porque estão faltando justamente nuvens e chuva por causa da forte atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Brasil.

 

A alta pressão vem deixando o ar mais seco e dificultando a formação da nebulosidade.  Este é o efeito da subsidência do ar causada pela alta pressão. Na sexta-feira, 15, Brasília foi a segunda capital mais seca, com nível de umidade relativa do ar de 36%, às 15 horas.  A capital mais seca  foi Goiânia onde a umidade relativa chegou aos 27%.

 

 

 

 

Quando poderá chover?

O sistema de alta pressão continua muito forte sobre o Brasil por mais alguns dias e a chance de alguma chuva na região de Brasília permanece remota até por volta do dia 20. Mas durante o feriado prolongado de 21 de abril, que é o dia do aniversário da capital federal, esta alta pressão deve enfraquecer. Assim, há uma pequena possibilidade de chuva durante após o dia 21.

 

 

Leia também

Estiagem no DF começou mais cedo

Brasília registra recorde histórico de calor para abril