Um pouco de chuva para BH

20/04/2016 às 16:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura está cerca de 2°C acima do normal

 

Abril de 2016 só não será o mais seco da história meteorológica de Belo Horizonte já chuviscou 0,1 mm entre os dias 1 e 2 e porque as condições para chuva voltam a aumentar nos próximos dias. Além disso, já houve um abril completamente sem chuva que foi o de 1959.

A Grande Belo Horizonte ainda terá muito sol e calor no feriado prolongado de 21 de abril, mas com rápidas pancadas de chuva à tarde ou no começo da noite. Mas a chuva que ocorrer será em poucas áreas. Não há condições para chuva generalizada  

A possibilidade de alguma chuva voltou a ser considerada principalmente por causa do enfraquecimento do sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que desde o início de abril vem atuando com força acima do normal sobre o Brasil para o mês de abril. O principal do sistema ASAS é o de reduzir a umidade do ar e consequentemente a nebulosidade e a chance de chover.

O ar muito quente que já está sobre a Região Sudeste e a passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro vão colaborar para o aumento da umidade sobre o centro-sul e leste de Minas Gerais.

 

Calor diminui no fim de abril

Temperaturas acima do normal estão sendo observadas também em Belo Horizonte neste mês de abril. Em 19 dias, a média da temperatura máxima foi de 29,7°C, valor que está 2,2°C acima da máxima de referência para abril que é de 27,5°C.

Uma grande frente fria está sendo esperada para os últimos dias de abril e deve chegar forte ao Sudeste trazendo ar polar. A influência desta frente fria em Belo Horizonte será sentida só a partir do dia 29 de abril.

 

Frente fria mais esperada do ano

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%

Belo Horizonte - MG

18°
min

28°
max

10mm / 90%