Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporal em Fortaleza (CE)

22/04/2016 às 11:25
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/04/2016 às 11:26

 A chuva voltou a cair com muita força sobre Fortaleza na manhã desta sexta-feira.  Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 81,2 mm entre 9 horas do dia 21 e 9 horas de 22 de abril, mas praticamente todo este volume de chuva caiu em apenas 3 horas, entre 6 horas e 9 horas da manhã da sexta-feira, 22.

 

 

O temporal foi provocado por nuvens carregadas que avançaram do mar para a costa norte do Nordeste, mas atingindo com mais força o litoral do Ceará.

Estas áreas de instabilidade persistem nesta sexta-feira no litoral do Ceará, mas atendem a se expandir também em direção ao Maranhão e ao Rio Grande do Norte. Há risco de chuva moderada a forte no decorrer desta sexta-feira em outros locais da  costa norte do Nordeste.

Para o fim de semana, a previsão é de que estas áreas de instabilidade se concentrem entre o Ceará e o Maranhão, porém devem atuar com menos força no litoral cearense. Há risco de chuva forte no litoral do Maranhão.

 

Confira a previsão a previsão para a Região Nordeste

 

Maior chuva em 24h no Brasil

O total de 81,2 mm registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi o maior volume de chuva no Brasil no período entre 9 horas do dia 21 e 9 horas de 22 de abril. No local onde o INMET faz as medições regulares, este foi o segundo maior volume de chuva em 24 horas este ano. Entre os dias 30 e 31 de março choveu 100,1 mm.

O volume de chuva acumulado em abril em Fortaleza subiu para 369,7 mm superando em 6% a média de chuva normal para o mês que é de aproximadamente 348 mm.