Semana de mudanças no Sudeste

24/04/2016 às 17:51
por Aline Tochio

Atualizado 25/04/2016 às 11:40

Oferecimento
Abril termina com chuva e frio em quase toda a Região

A chegada da frente fria tão aguardada por muitos, que está sendo anunciada desde a semana passada pela Climatempo e que finalmente vai conseguir entrar no Sudeste, está confirmada! A semana ainda começar quente e com pouca chuva na Região, mas a partir de terça-feira os paulistas vão sentir a mudança radical nas condições do tempo.

 

O sistema frontal vai chegar em São Paulo na noite de terça-feira, porém as instabilidades trazidas pelo sistema vão entrar pelo oeste e sul paulistas, causando chuva já pela manhã, inclusive com risco de temporais. Nessas áreas a temperatura cai bastante. Na capital e no restante do Estado, a maior parte da chuva vem a partir da tarde. A chuva mais intensa deve ocorrer entre a noite de terça e a manhã de quarta, caindo de forma mais generalizada sobre o Estado de SP. Ao longo da quarta-feira, conforme a frente fria avança, leva chuva também para o Rio De Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais, até chegar à noite no sul do Espírito Santo e levar chuva para a região de Vitória. Na quinta-feira, essa frente fria já vai estar entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, mas as instabilidades ainda vão ficar espalhadas pelo Sudeste.

 

 

 

Ar polar entra com força

 

Finalmente o calorão vai dar uma trégua para a maior parte do Sudeste. Algumas regiões não vai sentir muito a queda da temperatura, como as áreas do centro-norte de Minas, que terão apenas alívio no calor. Já entre São Paulo, Rio e centro-sul de Minas, a queda de temperatura será brusca. Na quarta e na quinta-feira vai dar até para falar em frio nessas áreas, com queda de cerca de 10 graus em relação à segunda-feira. O dia pode amanhecer um pouco abafado ainda, mas a temperatura vai cair no decorrer da tarde com a mudança na direção do vento, que passa a soprar de sul e traz o ar polar. A noite de quarta-feira será bem fria e, entre quarta e sexta-feira, muitas cidades paulistas, fluminenses e mineiras podem ter recorde de frio. O Espírito Santo ainda tem uma semana quente, de forma geral. A temperatura só deve cair a partir de quinta-feira.

 

Confira a previsão para as capitais São Paulo, Rio de JaneiroBH e Vitória

 

Os mapas abaixo mostram como devem ficar as temperaturas, em média, nessa semana pelo Sudeste.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%