Volta a chover forte no Sul do Brasil

04/05/2016 às 20:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mais de 50% da chuva de maio pode cair em 5 dias

A população da Região Sul do Brasil deve se preparar para uma grande mudança no tempo nas próximas 48 horas. A semana que começou ensolarada, com geada e temperaturas abaixo de zero termina em nuvens carregadas e chuva.

O período de 6 a 10 de maio de 2016 será marcado por muita instabilidade na Região, com previsão de vários eventos de temporais. A mudança no tempo começa com a expansão de áreas de instabilidade entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina por causa da acentuada queda da pressão atmosférica no norte argentino.

 

 

Esta quinta-feira ainda será com predomínio de sol na Região Sul, com a presença basicamente de nuvens altas e médias que não provocam chuva. As nuvens carregadas começam a chegar o Sul do Brasil durante a sexta-feira, quando as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer nos três estados, principalmente à tarde e à noite. Há uma possibilidade de chuva moderada a forte e os estados mais atingidos devem ser o Paraná e Santa Catarina.

 

O fim de semana será marcado por muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes principalmente sobre o Paraná e Santa Catarina. Pouca chuva é esperada para o Rio Grande do Sul.

As condições para temporais aumentam muito entre o domingo e a terça-feira, 10 de maio, quando a pressão do ar fica mais baixa sobre o Sul e uma frente fria avança da Argentina trazendo uma massa fria forte. A chegada do ar frio vai ajudar a formar as nuvens de temporal. Além da chuva forte e prolongada, a maioria das áreas do Sul do Brasil ficará sujeita a raios, fortes rajadas de vento que podem alcançar de 70 km/h a 90 km/h e também queda de granizo.

 

Panorama da chuva no Brasil na primeira quinzena de maio

 

A situação é preocupante no Sul do Brasil porque a chuva deve causar problemas em várias cidades de Santa Catarina e do Paraná. Em apenas 5 dias, até 10 de maio, as simulações do volume de chuva feitas em supercomputadores indicam que pode chover de 100 mm a mais de 150 mm. Isto representa pelo menos metade da média normal de chuva para todo o mês de maio.

O mapa mostra a comparação entre a chuva prevista para o período de 5 a 9 de maio de 2016 e a média de chuva normal para maio na Região Sul.

 

 

Após o dia 10, o Sul do Brasil terá um forte resfriamento. Fique atento e confira a previsão diariamente para a Região Sul e para a sua cidade.

 

Vai esfriar mais em maio?

 

Saiba se cuidar na época do frio