Nível do Cantareira cai quase 1% em menos de 1 mês

05/05/2016 às 15:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva continua escassa

O nível de água armazenada no Sistema Cantareira recuou quase 1% em menos de um mês. Pela medição da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – o nível de armazenamento em 5 de maio estava em 36,0% e em 11 de abril era de 36,9%, o máximo alcançando este ano até agora.

Desde o dia 18 de abril, com a falta de chuva e o aumento do calor, o nível de água no Cantareira tem ficado estável ou tem caído. As quedas sucessivas estão ocorrendo também no nível de água dos demais mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

O gráfico mostra a situação dos mananciais na manhã de 5 de maior de 2016.

 

 

 

Chuva escassa

A perspectiva de chuva para os próximos 15 dias não é animadora. O Sistema Cantareira poderá ter alguma chuva a partir de 7 de maio, mas pelo menos até o dia 19, a chuva que ocorrer deve ser fraca, com pouco volume. É possível que com esta chuva, mesmo fraca, o nível de armazenamento suba um pouco nos próximos 15 dias, mas a elevação não deve ser expressiva.

 

 

São Paulo, como toda a Região Sudeste, já está  vivendo o período normal de estiagem. A chuva agora é cada vez mais dependente da passagem de frentes frias. Praticamente não ocorre mais a chuva de fim de tarde, associada a dias de calor. Mesmo com a passagem de frentes frias, nem todas conseguirão provocar chuva sobre a região do Sistema Cantareira.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%