BH e Vitória poderão ter chuva esta semana

08/05/2016 às 13:36
por Maria Clara Machado

Atualizado 08/05/2016 às 13:49

Oferecimento
Nova frente fria vai alcançar o ES
class="Mu SP" style="text-align: justify;" data-tooltip="08/05/16 12:55">A semana promete mudança no tempo na Região Sudeste com a chegada de uma nova frente fria que mais uma vez vai conseguir se deslocar até a altura do Espírito Santo e do norte de Minas Gerais. Diferente da última frente fria, apesar da chuva, esta não vem trazendo uma intensa massa polar. Há expectativa de queda de temperatura para o Sudeste, mas sem o frio intenso como aconteceu no final do mês de abril. 

A nova frente fria está prevista para chegar a São Paulo na próxima quarta-feira (11) e partir daí as mudanças no tempo começam a acontecer em Minas Gerais e no Espírito Santo. A grande virada no tempo em Belo Horizonte em Vitória deve acontecer na quinta-feira (12) com o retorno das pancadas de chuva. 

A última vez que choveu em Belo Horizonte foi dia 30 de abril, com 18,2 mm acumulados, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com o meteorologista César Soares "o mês de abril não foi bem de chuva na capital mineira, que registrou apenas 42% da média Climatológica. A situação de Vitória é ainda pior. A última vez que choveu acima dos 10 mm lá foi no dia 5 de abril e o mês fechou com um volume chuva 64% a menos do que a média". 


A expectativa é que a semana termine com mais umidade sobre Minas Gerais e o Espírito Santo, permitindo formação de muitas nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva por diversas áreas, incluindo as capitais. Entretanto, não será uma chuva muito volumosa capaz de reverter os problemas com a seca, especialmente no Espírito Santo.
 
Confira os volumes de chuva estimados entre a segunda e sexta-feira em todo o Sudeste:


 
 
 
 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Belo Horizonte - MG

18°
min

28°
max

10mm / 90%