Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recife: quase 80% da chuva de maio em 10 dias

10/05/2016 às 12:22
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/05/2016 às 14:53

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 102,1 mm sobre Recife acumulados entre 9 horas do dia 9 e 9 horas de 10 de maio de 2016. A medição foi feita na região do Curado e foi o maior volume num período de 24 horas este ano.

O total acumulado em 10 dias foi de aproximadamente 252 mm, o que representa cerca de 77% da média de chuva normal para maio que é de 329 mm.

 

Tarde mais fresca do ano

A chuva constante e volumosa da segunda-feira derrubou a temperatura em Recife. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima no dia 9 de maio em Recife  foi de apenas 25,0°C. Foi a tarde mais fresca do ano, com a menor temperatura máxima em 2016 até agora.

João Pessoa tem tarde mais fria do ano

A tarde de 9 de maio foi a mais fresca do ano em João Pessoa. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 25,4°C, a menor máxima em 2016. A queda da temperatura foi consequência do tempo chuvoso.

 

 

Mais chuva

O grande volume de chuva que caiu sobre Recife e João Pessoa deixou extensas áreas alagadas. A chuva enfraqueceu na manhã desta terça-feira, mas as duas capitais não estão livres de mais problemas com a chuva.

As áreas de instabilidade continuam ativas sobre a costa leste do Nordeste e vão provocar mais chuva também nesta próxima quarta-feira entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. As nuvens mais carregadas, que provocam a chuva mais volumosa, ficam concentradas no litoral e na zona da mata, mas áreas de agreste também podem ter chuvas moderadas.

A situação é preocupante pois já choveu demais nesta segunda-feira e o solo já encharcou, o que aumenta muito o risco de deslizamentos daqui para frente. A situação é de alerta para muita chuva nas capitais Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. A chuva volumosa pode provocar alagamentos e deslizamentos. As condições para chuva diminuem na quinta-feira, mas uma frente fria vai chegar ao litoral da Bahia no próximo fim de semana e a chuva tende a aumentar no litoral baiano.