Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva supera a média em Campo Grande (MS)

11/05/2016 às 14:23
por Josélia Pegorim

A chuva forte que caiu sobre Campo Grande nos últimos dois dias superou a média de chuva para o mês de maio. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 9 de maio e 9 horas do dia 10 (hora de Brasília), a capital de Mato Grosso do Sul recebeu 142,8 mm. Não havia chovido ainda este mês. O total de chuva nestes dois dias foi 28% superior à média para maio que é de aproximadamente 111 mm.

 

Chuva acima da média no sul de MS

Choveu muito no sul de Mato Grosso do Sul entre o domingo e terça-feira e algumas áreas acumularam de 100 mm a 150 mm. A chuva volumosa causou o rompimento de uma barragem desativada na região de Iguatemi. A chuva já superou a média para maio em algumas áreas do sul de Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em 11 dias choveu cerca de 210 mm em Sete Quedas e 120 mm em Amambaí.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) de chuva de maio na Região Centro-Oeste. A mancha azulada que aparece no sul de Mato Grosso do Sul indica que a chuva está acima do normal.

 

 

Nova frente fria

Nesta quinta-feira, o sul e o oeste de Mato Grosso do Sul ficam livres da chuva. Em Campo Grande e nas outras regiões do estado ocorrem pancadas de chuva, mas a chuva não deve cair forte como no início da semana. O sol deve predominar na sexta-feira e no sábado.

Porém, a população do estado deve ficar atenta para os efeitos de uma nova frente fria que chega ao Brasil no próximo fim de semana. A chuva desta frente fria volta forte ao sul de Mato Grosso do Sul já no domingo.

Após a chuva, a massa de ar polar desta frente fria deve causar resfriamento em Mato Grosso do Sul

publicidade
publicidade

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - AL

25°
min

40°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

30°
max

20mm / 75%