Mais chuva para o Centro-Oeste

17/05/2016 às 12:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Goiânia registra 45 mm em 24h

Esta semana de maio está sendo atípica no Centro-Oeste. Uma mudança na circulação dos ventos espalhou ar úmido, o que facilitou a formação de mais nebulosidade e chuva sobre todos os estados.

O que mais impressionou nos últimos dois dias, foi a mudança sobre Goiás e no Distrito Federal que voltaram a registrar nuvens carregadas e pancadas de chuva, até com forte intensidade. A chuvarada que caiu sobre Goiânia a tarde de 16 de maio ficou entre os maiores volumes de chuva  no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 16 e 9 horas de 17 de maio de 2016, choveu 45,4 mm em Goiânia. Este medição foi feita de forma automática em um local de Goiânia. Em outras áreas da cidade a chuva foi fraca. A quantidade de chuva que caiu sobre Goiânia superou a média de chuva normal para maio que é de aproximadamente 36 mm.

N região do Distrito Federal, o maior volume de chuva foi 18,8 mm, sobre Águas Emendadas. Em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 4,0 mm.

 

 

Até o fim da semana, o ar úmido vai continuar espalhado sobre o Centro-Oeste e a maioria das áreas da Região poderá ter um pouco mais de chuva. A chuva não será generalizada e nem por muitas horas, mas vai ajudar a manter os níveis de umidade do ar em patamares bem acima do que normalmente se observa nesta época, quando são comuns tardes com umidade abaixo dos 40%.

O gráfico mostra a umidade relativa do ar medida pelo Inmet às 15 horas na estação meteorológica de Brasília

 

 

 

Uma nova frente fria vai aumentar as condições para chuva em parte do Centro-Oeste no próximo fim de semana.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

31°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%