Rajadas de vento e mar agitado no Sul

17/05/2016 às 10:34
por Maria Clara Machado

Atualizado 17/05/2016 às 10:43

Oferecimento
Risco de ressaca aumenta

Os ventos fortes de ciclone extratropical, que se desloca pelo oceano, provoca grande agitação marítima na costa do Sul do Brasil. O mar também começa a ficar agitado no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro. A Climatempo alerta para o risco de ressaca, que aumenta bastante nas praias do Sul durante esta terça-feira (17). O mar vai permanecer agitado no Sul pelo menos até a quinta-feira (19).


As rajadas de vento ainda acontecem com moderada a forte intensidade no decorrer do dia. "Principalmente no litoral do Rio Grande do Sul e nas serras gaúcha e catarinense, as rajadas de vento podem passar dos 50 km/h", afirma a meteorologista Fabiana Weykamp. 


Toda a costa da Região Sul segue com muitas nuvens e pequenas aberturas de sol. Já pelo interior, a presença do ar seco de origem polar deixa o tempo aberto com sol predominando. Hoje o dia começou mais frio com temperatura até abaixo de zero grau na serra catarinense. Em Urupema (SC), a temperatura caiu para 0,7°C negativos, segundo medições do EPAGRI/CIRAM. Fez 0°C em São Joaquim (SC), 0,1°C em Bom Jardim da Serra (SC), 0,2°C em Cambará do Sul (RS), de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Com essas baixas temperaturas é possível que tenha ocorrido geada em diversos pontos. Em Irati (PR), a temperatura mínima foi de 4°C e o INMET confirmou a ocorrência de geada fraca. 

 

Mais frio
Na quarta-feira (17), o ar polar se espalha mais pelo Sul e muitas áreas deverão amanhecer com temperatura abaixo de 5°C. Há condições de geada generalizada. Na quinta-feira, ainda vai fazer frio e novamente pode ocorrer geada na maior parte do Rio Grande do Sul e no planalto catarinense.

Veja também: 
Outra dose se ar polar pelo Brasil 
Risco de ressaca no Sul e no Sudeste

 





 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%