Urupema (SC) registra menor temperatura no BR em 2016

19/05/2016 às 12:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temporais voltam no fim de semana

O ar polar atingiu o Brasil com muita força novamente esta semana fazendo a temperatura ficar abaixo de zero na Região. Esta quinta-feira foi o terceiro dia consecutivo de temperaturas negativas dentro do período de atuação desta nova massa de ar polar. Mas na madrugada desta quinta-feira, 19, o centro da massa polar, que é a região mais fria, avançou sobre o Rio Grande do Sul, o que fez o frio aumentar.

Cidades serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de zero. Em Urupema, na serra catarinense, a temperatura mínima foi de 4,3°C negativos, pela medição do Epagri-Ciram. Esta foi a menor temperatura este ano no Brasil, até agora.

 

 

 

 

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram, praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, amanheceram com temperatura abaixo dos 10°C. Muitas áreas dos dois estados amanheceram com geada e até com forte intensidade.

Veja as imagens da geada em São Joaquim

 

 

 

 

 

 

 

A nova massa de ar polar que entrou no Brasil esta semana veio muito mais fria do que a da semana passada, confirmando a previsão de que outro evento de frio intenso iria ocorrer após o dia 17 de maio.

 

Semana termina menos fria

O ar polar intenso se afasta do Sul do Brasil nesta sexta-feira e a nebulosidade aumenta em todas as áreas. Isto vai fazer com que a temperatura na madrugada desta sexta-feira aumenta bastante em relação aos últimos três dias. Não deve haver mais geada e nem temperaturas negativas.

Mas a população da Região da Sul deve ficar atenta para a volta dos temporais já a partir desta sexta-feira e no fim de semana. O frio deve voltar intenso a partir da segunda-feira.

 

Mais frio à vista