Frente fria aumenta a chuva entre BA e SE

24/05/2016 às 20:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de chuva forte e ventania em Salvador e Aracaju

Muita chuva no leste do Nordeste

Três diferentes sistemas meteorológicos espalham nuvens carregadas pelo leste do Nordeste que provocam chuva forte e volumosa entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia.

Uma Onda de Leste enfraquece entre o Rio Grande do Norte e Alagoas, mas nesta quarta-feira ainda espalha muita nebulosidade e provoca chuva moderada. Este se organizou na noite da segunda-feira, 23 de maio, e se fortaleceu na madrugada de 24 de maio, provocando chuva forte e volumosa principalmente em áreas da Paraíba e de Pernambuco.

 

 

 

Em Pernambuco, no período entre 17 horas de 23 de maio e 17 horas de 24 de maio, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou 122 mm em Pombos, 92 mm em Vitória do Santo Antão,  83 mm em Sertânia, 70 mm em Vicência e 64 mm em Goiânia.

Na Paraíba, também entre 17 horas de 23 de maio e 17 horas de 24 de maio, o Cemaden registrou 80 mm em Sapé, 79 mm em Mari, 69 mm em Mulungu e 56 mm em Alagoinha.

Outra área de instabilidade se formou e se intensificou entre a Bahia e Sergipe e também espalhou nuvens carregadas que provocaram chuva muito forte.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 91 mm em Conde, no litoral norte da Bahia, acumulados entre 16 horas do dia 23 e 16 horas de 24 de maio. Mas por volta das 18 horas, a chuva não dava sinais de trégua. Em Poço Verde, no sudoeste de Sergipe, divisa com o nordeste da Bahia, a chuva aumentou muito no fim da tarde da terça-feira e apenas entre 16 horas e 18 horas choveu cerca de 46 mm.

 

 

 

O terceiro sistema que influencia a costa leste do Nordeste é uma frente fria que avança forte pelo litoral da Bahia. Os fortes ventos frios de origem polar provocados por esta frente fria foram sentidos nesta terça-feira no sul da Bahia. O tempo ficou chuvoso em toda a região de Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Nesta cidade, o aeroporto local registrou uma rajada de vento co 46 km/h às 19 horas. A sensação térmica chegou aos 14°C.

Em Porto Seguro, o vento frio chegou em fortes rajadas que variaram de 33 km/h a 42 km/h na tarde da terça-feira, pela medição do aeroporto local. Em Ilhéus, a rajada mais forte até 20 horas foi de 44 km/h.

Esta frente fria avança para o litoral norte da Bahia e fortes rajadas o vento frio devem ser sentidas sobre em Salvador, no Recôncavo e também no nordeste da Bahia e em Sergipe, incluindo Aracaju. A temperatura entra em declínio nesta quarta-feira. Além disso, a frente reforça a instabilidade entre a Bahia e Sergipe e há risco de chuva forte.

A meteorologista Josélia Pegorim explica o que deve ocorrer com estes três sistemas nas próximas 48 horas.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Goiânia - GO

23°
min

33°
max

15mm / 90%