Tapete de Corpus Christi

25/05/2016 às 20:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Previsão para a montagem em várias cidades do país

Uma tradição das comemorações do Corpus Christi é a montagem do tapete temático pelo caminho no qual passará a procissão de fiéis católicos. Em geral feito de forma voluntária, a montagem do tapete começa muito cedo, ao amanhecer, para que esteja pronto para os festejos que ocorrem à tarde e à noite.

O tapete temático envolve várias horas de trabalho, muitas vezes em posição cansativa e incômoda. A cada ano, aumenta a criatividade nos materiais usados para confeccionar o tapete. São flores e folhagens naturais, serragem colorida, areia, plásticos, tampinhas de garrafa e tudo que possa dar o efeito certo para os desenhos. São dezenas de metros desta mistura de materiais para compor o desenho previamente estabelecido. Mas vale o esforço e a dedicação para apreciar a beleza no final.

Dá para imaginar também como a chuva ou um vento forte pode danificar o trabalho, ou mesmo destruí-lo em pouco tempo.

Nesta quinta-feira, 26 de maio de 2016, o tapete comemorativo de Corpus Christi será montado em dezenas de cidades brasileiras. Confira alguns locais onde haverá montagem do tapete temático e a previsão do tempo especial.

 

 

 

Saiba a previsão para todo o Brasil os quatro dias do feriado de Corpus Christi

 

 

REGIÃO SUDESTE

Na Região Sudeste, a montagem do tapete temático de Corpus Christi é um evento já tradicional especialmente em cidades históricas de Minas Gerais, mas também em cidades do Vale do Paraíba e da Grande São Paulo, no estado de São Paulo, em Castelo, no Espírito Santo e no Rio De Janeiro.

O dia de Corpus Christi deve amanhecer nublado, com nevoeiro e muita névoa em muitas cidades onde se fará o tapete comemorativo. Mas o sol aparece a partir do meio da manhã e vai predominar à tarde em quase todo o Sudeste. Apesar da presença de algumas nuvens, especialmente chuva no Espírito Santo, não há previsão de chuva. O tempo deve ficar firme à noite em todas os lugares abaixo onde haverá a confecção do tapete comemorativo.

 

Confira várias cidades onde se poderá apreciar a beleza do tapete de Corpus Christi:

São Paulo: na cidade de São Paulo, passando por diversas ruas e paróquias, Santana de Parnaíba, Matão, Aparecida, Caçapava, Itu e Santos.

Rio de Janeiro: cidade do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Maricá.

Minas Gerais: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Sabará, Tiradentes, São João Del Rei, Caxambu, São Lourenço, Extrema, Camanducaia, Capitólio, Santana do Riacho, Alfenas, Poços de Caldas, Araxá e Jacutinga.

Espírito Santo : Castelo, cidade no sul capixaba

 

REGIÃO SUL

Na Região Sul, a confecção do tapete temático de Corpus Christi será feita na cidade gaúcha de Flores da Cunha, em Florianópolis, em Curitiba e também nas cidades paranaenses de Maringá e de Apucarana.

Flores da Cunha terá muitas nuvens o dia todo, mas não deve chover. Curitiba e Florianópolis terão um pouco de nebulosidade o dia todo, mas não devem ter problemas com chuva para a montagem do tapete pela manhã e nem para os festejos que ocorrem no restante do dia. Já para a região de Maringá e de Apucarana, há previsão de pancadas de chuva para tarde e noite.

 

REGIÃO CENTRO-OESTE

Na Região Centro-Oeste, o tapete comemorativo de Corpus Christi será montando em Campo Grande, em Goiânia e em Brasília. Só há risco de chuva para a região de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, mesmo assim só durante a tarde e à noite.

 

REGIÃO NORDESTE

Todas as capitais do Nordeste vão fazer um tapete de Corpus Christi, além das cidades de Pedro II e Piripiri, no Piauí, MIlhã, no Ceará, Jaguaribe, na Paraíba, Olinda, em Pernambuco e Campo Alegre, em Alagoas.

O maior risco de chover de manhã é na região de Teresina, de Piripiri, Milhã, Fortaleza, Natal e Salvador. Durante a tarde e à noite pode chover em todos os locais, menos em Teresina.

 

REGIÃO NORTE

Na Região Norte, o tapete para a procissão de Corpus Christi será feito nas capitais dos estados, menos em Palmas, capital do Tocantins.

A chuva não deve atrapalhar os trabalhos de montagem do tapete pela manhã. Mas à tarde e à noite, deve chover várias vezes Manaus, Belém, Macapá e em Boa Vista. Em Porto Velho pode chover rapidamente à noite. Não há previsão de chuva para Rio Branco

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

50mm / 90%

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%