Semana de chuva em SP

29/05/2016 às 14:30
por Aline Tochio

Oferecimento
Chuva acumulada por passar a média histórica

 

A transição de maio para junho será marcada pelo aumento da chuva no Estado de São Paulo. Um sistema de baixa pressão com centro em alto-mar, perto da costa do Rio Grande do Sul, e a convergência de ventos em cima de Mato Grosso do Sul e de São Paulo geram instabilidades que aumentam as condições de chuva nessas áreas nesta semana.

A convergência dos ventos em níveis baixos da atmosfera estará mais evidente na terça-feira, 31 de maio, e muitas nuvens carregadas vão se formar entre Mato Grosso do Sul e o centro-oeste de São Paulo. Essa nebulosidade avança para o leste paulista no decorrer do dia e provoca chuva forte inclusive na capital.  O tempo permanece instável até o final da semana, e muitas áreas paulistas podem ter grandes volumes de chuva. Vale lembrar que, nessa época do ano, a média de chuva no Estado de SP já é baixa.

 

 

 

 

Frio no final da semana

 

Toda essa instabilidade tende a se organizar como uma frente fria no final da semana, com a entrada de uma massa de ar polar. A semana, que deve começar com temperaturas até elevadas para maio, termina com queda de temperatura.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%