Mananciais da Grande SP recebem chuva forte

02/06/2016 às 13:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em 24h choveu 46% da média de junho no Cantareira

As fortes pancadas de chuva que ocorreram em áreas do estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais beneficiaram também os mananciais que abastecem a Grande São Paulo. O acumulado de chuva variou de 16 mm a quase 35 mm, de acordo com a Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

A maior quantidade de chuva caiu sobre o sistema Alto Cotia que recebeu 34,0 mm. O menor volume de chuva foi sobre o Sistema Alto Tietê que registrou 16,7 mm acumulados entre o começo da manhã do dia 1 e o começo da manhã de 2 de junho. Para maioria dos mananciais, choveu em média neste período o equivalente a 45% da média de chuva normal para junho.

Com as fortes pancadas de chuva, quase todos os mananciais tiveram elevação no nível de armazenamento de água. O Cantareira opera com o volume útil e subiu quase 1% com a chuva de 1 e 2 de junho.

 Choveu 27,4 mm que correspondem a 46% da média de chuva para junho que e de 58 mm.

 

 

O mês de junho já é um mês de seca e os eventos de chuva forte são raros. A chuva de junho de 2016 vai surpreender ainda mais. A previsão é de que ainda ocorram pancadas de chuva frequentes durante toda a primeira quinzena de junho. A queda da temperatura esperada para a próxima semana, que será fria, vai dificultar a evaporação e ajudar a elevar um pouco mais o nível de água.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%