Chuva diminui em SP nesta terça

06/06/2016 às 11:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/06/2016 às 23:15

Oferecimento
Frio começa a aumentar

 

Quando a chuva vai terminar?

A chuvarada dará uma trégua a São Paulo brevemente, a partir de quarta-feira. Mas antes da chuva parar, e do frio chegar, os paulistas terão mais um dia com risco de chuva forte.

A terça-feira ainda será com tempo instável em todo o estado de São Paulo, com previsão de chuva para todas as regiões e risco de chuva forte, com raios e fortes rajadas de vento. Porém, a expectativa é de que chova mais na madrugada da terça-feira e no decorrer do dia a chuva vai diminuindo. As nuvens carregadas vão saindo de São Paulo ao longo do dia.

 

 

 

Por que choveu tanto em SP, MS e PR?

 

É a partir da quarta-feira, 8 de junho, que o ar seco de origem polar, começa a entrar em São Paulo, o que vai ajudar a dissipar grande parte da nebulosidade. O sol deve reaparecer forte em praticamente todas as regiões paulistas durante a quinta-feira, mas com muito frio ao amanhecer. A temperatura ao amanhecer do dia 9 de junho deve estar próxima dos 10°C em quase todo o estado de São Paulo, incluindo a região da capital paulista

 

Confira a previsão para o estado de São Paulo para esta semana

 

Chuva de junho supera a média no estado

A chuva que foi acumulada de 1 a 6 de junho já superou a média histórica para o mês em praticamente todo o estado de São Paulo. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia já choveu de 70 a 100 mm na maioria das áreas paulistas. Na região de Barra Bonita o acumulado do dia 1 até a manhã do dia 6 de junho chegava a 130 mm. Na cidade São Paulo já choveu cerca de 150 mm neste período, o representa cinco vezes mais chuva do que o normal para junho.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) de chuva para junho na Região Sudeste. Os tons em azul indicam anomalia positiva, isto é, mais chuva do que o normal.

 

 

 

Nos últimos dias, a circulação de ventos sobre o Brasil tem forçado uma concentração de ar quente e úmido entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o que vem facilitando a formação de várias nuvens carregadas que provocam os temporais. Desde o inicio de junho, os paulistas estão convivendo com trovoadas, raios e chuva forte como se fossem dias meses de verão.

 

Radares Climatempo-USP mostram a chuva entre São Paulo, Sorocaba, Santos, São José dos Campos e Campinas em tempo real! Saiba onde está chovendo com atualização a cada seis minutos. Você pode ver esta informação também pelo aplicativo da Climatempo!

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%