PR registra menor temperatura no BR em 2016

08/06/2016 às 11:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Florianópolis bate recorde de frio

Sul congelado: PR registra menor temperatura no BR em 2016

 

O amanhecer de 8 de junho foi o mais frio no Brasil este ano. O estado do Paraná registrou a menor temperatura no país, com 4,5°C abaixo de zero na cidade de General Carneiro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 4,3°C abaixo de zero em Urupema, na região serrana de Santa Catarina, em 19 de maio, pela medição do Epagri-Ciram.

O frio intenso desta quarta-feira foi provocado por uma massa de ar polar moderada a forte que entrou no Sul do Brasil. O centro da massa polar, que é a região mais fria, passa sobre a Região Sul e por isso as temperaturas ficaram muito mais baixas do que nos últimos três dias. Toda massa de ar polar é um sistema de alta pressão atmosférica, que causa do fenômeno da subsidência do ar. Isto faz com que a nebulosidade diminua e a falta de nuvens no período noturno acentuou o resfriamento. É o que se chama de perda radiativa.

 

 

Com base nas temperaturas observadas por estes dois órgãos, 21 cidades do Sul do Brasil registraram temperaturas negativas nesta quarta-feira, a maior quantidade de marcas abaixo de zero este ano. O recorde anterior era de cinco cidades durante a passagem de uma forte massa de ar polar entre o fim de abril e o início de maio

O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a ocorrência de geada, em diferentes graus de intensidade, em 11 cidades do Sul do Brasil.

A foto mostra a geada que ocorreu nesta quarta-feira, 8 de junho, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, onde a temperatura mínima foi de 0,7°C (Inmet)

 

 

 

 

Recorde de frio em Florianópolis

A madrugada de 8 de junho foi a mais fria do ano em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 5,7°C. O recorde anterior era de 9,0°C em 24 de maio.

A temperatura mínima desta terça-feira foi a mais em Florianópolis desde 24 de julho de 2013, quando fez 3,5°C.

 

Frio vai aumentar

A população da Região Sul deve se preparar para dias extremamente frios até a terça-feira da próxima semana, 14 de junho. Temperaturas abaixo de zero vão continuar sendo registradas nos três estados, o que vai permitir a formação de geada em grandes áreas.O fenômeno poderá ocorrer com forte intensidade em diversas áreas da Região Sul causando prejuízos para a agricultura e pecuária.

Confira diariamente a previsão para a Região Sul e para a sua cidade.

 

Pode nevar no fim de semana

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%