Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

São Paulo tem frio mais intenso para junho em 22 anos: 5,5°C

10/06/2016 às 08:12
por Paula Soares

Atualizado 10/06/2016 às 12:53

Gelada! Assim amanheceu a Grande São Paulo nesta sexta feira. Foi a madrugada mais fria na capital paulista em 2016 e também em 22 anos para um dia de junho.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma temperatura mínima de 5,5°C na estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, na zona norte da cidade. O recorde anterior de menor temperatura em 2016 era de 8,9°C registrado ontem, 9 de junho.

Em nota oficial, o Inmet informou que, para um dia de junho, a temperatura desta sexta-feira foi a menor desde 30/06/1994, quando fez 5,0°C. A menor temperatura em junho, em toda série de dados de 1943 a 2016,  é de 1,2°C no dia 26/06/1994. No ano de 1994 houve uma onda de frio histórica no Brasil.

A madrugada desta sexta-feira, 10 de junho, foi a mais fria desde 24/07/2013 quando a mínima ficou em 5,2°C, a menor temperatura no ano de 2013.

O Inmet informou também que recebeu informações de geadas isoladas na região Metropolitana de São Paulo, em cidades como em Itapevi. Geou em Mairinque.

Às 7 horas a temperatura era de 7°C no aeroporto de Congonhas, na zona sul. E em Parelheiros, também na zona sul, o CGE registrou 2,4°C.

 

Temperatura negativa e geadas

O INMET também informou que nesta sexta-feira foi registrada a menor temperatura do ano no estado de São Paulo, com -0,2°C em Barra do Turvo, no Vale do Ribeira. Ontem, a temperatura nesta cidade chegou aos 0,4°C.

Em Campos de Jordão houve registro de geada forte com mínima de 0,6°C. Destaque também para Iguape no litoral sul, onde a mínima foi de apenas 3,7°C.

O litoral também amanheceu gelado com cerca de 7,0°C no Guarujá. No interior, o CIIAgro( Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) registrou 1,4°C negativo em Itararé. 

 

Esse frio todo é por causa da massa de ar polar que atua no estado de São Paulo. E se prepare, pois o pior do frio ainda está por vir.

 

Acompanhe a temperatura para a cidade de São Paulo nos próximos dias.

 

São Paulo amanheceu com forte nevoeiro, por causa do frio da madrugada. Acompanhe algumas fotos enviadas pelos nossos usuários, através da #fotografeotempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste fim de semana uma nova massa de ar polar chega ao estado e reforça o frio. As temperaturas devem ficar ainda mais baixas, inclusive durante a tarde. E não é só em São Paulo, mas em geral todo o centro-sul do Brasil está com temperaturas muito baixas e vai esfriar mais. Até o dia 13 de junho, muitas cidades do Sul, de São Paulo e do Sul de Minas podem ter geada. Há possibilidade da formação de nevoeiro nos próximos dias, por causa do resfriamento.

Aproveite e envie sua foto para #fotografeotempo