Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frio recorde em Vitória e duplo recorde em BH

13/06/2016 às 15:50
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/06/2016 às 17:18

 

Pelo segundo dia consecutivo, Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e Vitória, capital do Espírito Santo, registraram recorde de frio para 2016.

Em Belo Horizonte, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,7°C. O recorde anterior era de 12,2°C em 12 de junho. A temperatura mínima de 13 de junho foi a mais baixa na capital mineira desde 27 de junho de 2015, quando fez 11,2°C. Esta foi a menor temperatura no ano passado.

Mas Belo Horizonte teve um duplo recorde de frio: a tarde da segunda-feira, 13, foi a mais fria de 2016. A temperatura máxima na capital foi de apenas 20,1°C . O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 20,3°C no dia 3 de junho.

 

Em Vitória, a temperatura mínima ao amanhecer de 13 de junho foi de 17,5°C que igualou o recorde do domingo, 12 de junho. Vitória teve duplo recorde de frio no domingo. A tarde de 12 de junho foi a mais fria do ano, com máxima de 20,7°C.

 

 

Frio intenso no Sudeste

O frio aumentou em toda da Região Sudeste nos últimos três dias porque o ar polar que já estava sobre o Brasil foi reforçado por outra massa polar muito forte, a mais intensa de 2016 até agora.

No fim de semana 11 e 12 de junho, essa massa de ar polar invadiu o país com muita força espalhando o frio intenso também sobre o Sudeste. Na madrugada da segunda-feira, 13, o centro (região de frio mais intenso) da massa de ar polar passou sobre o leste da Região Sul e leste de São Paulo e Rio de Janeiro e isto fez com que o ar polar chegasse com mais força a Minas Gerais e ao Espírito Santo. Por causa da posição do centro da massa polar, Belo Horizonte e Vitória receberam uma dose mais intensa de ar polar.

No Espírito Santo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 9,4°C em Santa Tereza, na região serrana do estado. Em Minas Gerais, a menor temperatura ocorreu em Monte Verde, no Sul de Minas, e foi de 2,9°C abaixo de zero. A menor temperatura no Sudeste em 13 de junho foi de 3,6°C negativos em Barra do Turvo, no estado de São Paulo.

 

As próximas madrugadas até o fim da semana ainda serão bastante frias no Sudeste, embora a tendência seja de elevação gradual da temperatura. As madrugadas ficam menos geladas.