Grande SP esfria mais nesta terça

20/06/2016 às 20:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Inverno começa frio e úmido na Grande SP

O primeiro dia do inverno de 2016 promete fazer a população da Grande São Paulo se manter encapotada e muita vai reclamar do frio. Na capital, a sensação térmica na região do aeroporto de Congonhas por volta das 20 horas de segunda-feira era de 9°C. Com predomínio de céu nublado e a presença de ventos frios de origem polar, a tarde de terça-feira será uma das mais frias do ano até hora. Os termômetros não devem superar a marca dos 15°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura máxima na cidade de São Paulo este ano foi de 14,8°C no dia 7 de junho.

 

Massa polar oceânica e chuva

A primeira semana do inverno de 2016 será marcada por pouco sol, muita umidade e frio na Grande São Paulo. Ventos marítimos gerados por uma massa de ar polar moderada a forte, que passa pelo litoral, da Região Sul do Brasil,  trazem muita umidade para a Grande São Paulo alimentando a névoa e nebulosidade baixa. Os aeroportos e as rodovias que ligam a região da capital paulista ao interior e ao litoral devem ter baixa visibilidade por várias horas até o fim da semana.

 

Entenda a diferença entre névoa úmida, nevoeiro e névoa seca

 

 

Mais chuva

A Grande São Paulo vai permanecer com tempo úmido, com muita nebulosidade e condições para chuva até a quinta-feira. Áreas de instabilidade que se intensificam sobre o Sul do Brasil trazem nuvens mais carregadas e chuva já para esta terça-feira. Até a quarta-feira pode chover com moderada a forte intensidade em diversas áreas da Grande São Paulo. As condições para chuva diminuem na quinta-feira, mas o sol só vai reaparecer forte na sexta-feira.

Com a falta do sol, com o excesso de umidade, a primeira semana do inverno será com sensação de mais frio do que os termômetros vão registrar. A previsão é que a temperatura máxima não passe dos 20°C pelo menos até a sexta-feira. Porém, não há expectativa de frio extremo, com temperaturas abaixo dos 10°C como aconteceu na semana passada.

 

Confira a tendência para o inverno 2016 na Região Sudeste

 

Junho chuvoso

Apenas com a chuva acumulada nos primeiros sete dias de junho, o Inmet já registrou cerca de 204 mm no Mirante de Santana, quatro vezes mais do que  normal para este mês. Junho de 2016 já é o terceiro junho mais chuvoso na cidade de São Paulo desde 1943 e com a previsão de mais chuva para esta semana poderá subir um pouco mais no ranking.

Segundo o Inmet, o junho mais chuvoso na cidade de São Paulo no período de 1943 a 2016 foi o junho de 2012, quando choveu 233,7 mm em 30 dias. O segundo lugar no ranking da chuva de junho fica para o ano de 1983, com 220,7 mm e o terceiro lugar com 2016, com 204,3 mm até o dia 8.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%