Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nevoeiro se formou em muitas áreas do Sul e do Sudeste

23/06/2016 às 11:07
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/06/2016 às 08:10

Várias áreas do Sul e do Sudeste do Brasil amanheceram com visibilidade reduzida por causa do nevoeiro. O fenômeno se formou por causa da baixa temperatura e grande disponibilidade de umidade no ar.

Às 10 horas, o nevoeiro ainda era observado no aeroporto internacional de Curitiba, onde a visibilidade era de 900 metros. O aeroporto de Londrina, no norte do Paraná, estava com apenas 300 metros de visibilidade na pista por causa da forte neblina, que é o nome popular do nevoeiro. O aeroporto de Maringá, também no norte do Paraná, a visibilidade nesta hora era de 900 metros. Em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, a visibilidade às 10 horas era de 900 metros, mas logo depois o nevoeiro se dissipou e a visibilidade aumentou rapidamente alcançando 1800 metros

Em Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, a visibilidade era praticamente nula por causa do denso nevoeiro.

 

 

 

O que é o nevoeiro?

 

No aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, o nevoeiro reduziu a visibilidade durante todo o período entre 5 horas da madrugada e 9h45 da manhã, quando a visibilidade aumentou para 4000 metros. No pior momento, a visibilidade chegou aos 300 metros.

Houve formação de nevoeiro também em Florianópolis, o que é pouco comum. O nevoeiro reduziu a visibilidade entre 00h10 da madrugada e 10 horas da manhã, quando a visibilidade aumentou para 4000 metros.

O nevoeiro é um fenômeno comum, que pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora, mas exige sempre umidade no ar acima de 90%. O frio é outro fator que colabora muito a formação do nevoeiro

Nesta sexta-feira e no fim de semana, o nevoeiro poderá se formar em várias áreas do Sul e do Sudeste.