São João com chuva no litoral no Nordeste

23/06/2016 às 22:51
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/06/2016 às 11:16

Oferecimento
Costa leste pode ter chuva forte

Esta sexta-feira, 24 de junho, é um dia muito especial no Nordeste porque é o dia de São João.

Para muitos nordestinos, o dia de São João é como o Natal, ou até mais importante. É na comemoração do São João que se reúne a família e os amigos para uma grande festa com fogueira e as comidas típicas juninas, muitas delas baseadas no milho, porque a colheita já foi feita.

Dia de São João é dia de festa e de feriado no Nordeste. Muitas repartições públicas e comércios, em vários estados, adotam o feriado. E como caiu na sexta-feira, então este é o fim de semana do São João.

 

Na hora da quadrilha anunciam que a chegada da chuva é mentira, mas a realidade no São João de 2016 é outra. A chuva é de verdade e poderá até atrapalhar as festas em várias capitais do Nordeste.

 

Dicas de comidas típicas das festas juninas

 

São LuísJoão Pessoa  tiveram problemas com alagamento esta semana por causa de chuvas fortes. As capitais RecifeMaceióAracaju tiveram chuva frequente e moderada.

Durante esta sexta-feira, 24 de junho, deve chover várias vezes em todo o litoral do Nordeste, porém com maior persistência entre Natal e Aracaju. A chuva pode cair com moderada intensidade em várias horas, mas chance de raios é baixa. As pancadas de chuva com raios poderão ocorrer novamente em São Luís e em outras áreas do norte do Maranhão, do Piauí e até no interior dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

 

 

 

Descubra como é o inverno no Nordeste

 

O motivo da chuva está em várias bandas de nuvens que avançam do mar para a costa leste do Nordeste e devem se acumular especialmente pelo litoral e zona da mata. Estas nuvens podem ser vistas nas imagens de satélite como manchas amareladas que se deslocam do mar para o continente. Além disto, os ventos conseguem espalhar o ar úmido sobre muitas áreas do interior do Nordeste, o que gera a formação de muitas nuvens e eventualmente pancadas de chuva.

tempo seco deve predominar no centro-sul do Maranhão, do Piauí, no interior da Bahia e no sertão de Pernambuco.

 

No fim de semana, ainda deve chover em muitas áreas do litoral, da zona da mata e agreste de todos os estados. Pode chover também no sertão do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nas capitais, só não deve chover no fim de semana na região de Teresina. Mas a situação é preocupante porque a instabilidade na costa leste do Nordeste deve se intensificar.Durante o fim de semana, pode chover com moderada a forte intensidade entre Natal e Salvador.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%