Mantiqueira tem geada nesta terça

27/06/2016 às 14:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Subsidência aumenta o frio no Sudeste

O ar polar intenso já está sobre o oceano e se afasta cada vez mais do Brasil, diminuindo sua influência sobre as temperaturas no país. Mesmo assim, resfriamento ainda é grande na madrugada no Sudeste e no Sul do Brasil.

Na Região Sul, a temperatura voltou a ficar abaixo de zero na região serrana de Santa Catarina. Na Região Sudeste, várias áreas de São Paulo, do Rio De Janeiro e de Minas Gerais registraram nesta segunda-feira temperaturas abaixo dos 10°C. O Sul de Minas chegou a marcar cerca de 2°C.

Temperaturas pouco abaixo dos 5°C serão novamente observadas na madrugada desta terça-feira no Sul de Minas e há possibilidade de geada, mas que não deve ser forte e nem em grandes áreas. A geada que ocorrer não deve ser danosa para os cafezais da região.

Confira as cidades menores temperaturas no Brasil pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram

 

 

Embora o ar frio intenso já não esteja mais sobre o interior do Brasil, o fenômeno da subsidência do ar acentua o resfriamento do ar durante a noite. A subsidência deixa o ar seco e inibe a formação e o crescimento da nebulosidade.

 

 

O céu azul que vem sendo observando em várias áreas do país é associado com o efeito de subsidência.

A subsidência do ar ocorre sempre quando existe a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. No decorrer desta semana, a alta pressão vai predominar sobre o interior do Brasil deixando quase todo o país com poucas nuvens e sem chuva. Esta situação é comum nesta época do ano.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

33°
max

25mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

36°
max

10mm / 90%