Temperatura elevada no Paraná

03/07/2016 às 13:54
por Michele Fernandes

Oferecimento

A forte massa de ar seco que cobre grande parte do País vem favorecendo a elevação da temperatura em diversas áreas do Sul neste fim de semana.

 

No interior do Paraná, as temperaturas já estão se aproximando dos 30°C na tarde deste domingo. Segundo registro das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Paranapoema às 13h, a temperatura já era de 29 °C, enquanto em Diamantina do Norte a temperatura se aproximava dos 28 °C. Em Planalto e Icaraíma fazia 27 °C, já em Foz do Iguaçu, segundo registro do aeroporto local, a temperatura havia alcançado os 29°C. Além do calor intenso, a umidade relativa do ar estava se aproximando dos 30% em quase todos os municípios citados. 

 

No litoral, por outro lado, a temperatura está bem amena devido à atuação de um denso nevoeiro, que vem mantendo o tempo fechado na região desde a última semana. A temperatura em Ilha do Mel, segundo registro da estação automática do INMET, era de apenas 18 graus às 13h. 

 

Na tarde do último sábado, a temperatura na Capital chegou aos 24 graus. Desde o dia 16 de Junho não era observada uma temperatura tão alta em Curitiba; neste dia a máxima registrada foi de 24,4°C. A última vez que a temperatura passou dos 25°C na Capital foi no dia 25 de Abril, quando a máxima atingiu os 28,7°C.

 

Até pelo menos a terça-feira da semana que vem, o tempo não deve mudar no Estado; as temperaturas continuam elevadas no período da tarde, enquanto a umidade relativa do ar fica baixa durante as horas mais quentes do dia. A partir de quarta-feira, a rápida passagem de uma frente fria  e o avanço de uma massa de ar polar sobre o Sul, vão mudar o tempo no Paraná e provocar queda acentuada de temperatura.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

14°
min

26°
max

10mm / 90%