Chuva e queda da temperatura no Sul do BR

04/07/2016 às 20:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Terça ainda será com calor

 

O ar quente e seco se espalhou também pelo Sul do Brasil elevando a temperatura para mais de 30°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou nesta segunda-feira 31,9°C em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, 30,8°C em Urussanga, em Santa Catarina e 30,1°C em Cidade Gaúcha e em Paranapoema, no Paraná. O fim de semana já havia sido marcado pelo calor.

Mas o tempo volta a mudar nesta terça-feira e nas próximas 48 horas praticamente toda a Região Sul terá um pouco de chuva e a temperatura volta a baixar.

 

A mudança no tempo vem com a passagem de uma frente fria, mas que vai encontrar a resistência da forte massa de ar seco e quente que atua sobre o Brasil e influencia também o Sul. A barreira causada por esta massa de ar seco vai forçar a concentração de instabilidade na fronteira com o Uruguai, onde há risco de temporais nesta terça-feira. Outras áreas do Rio Grande do Sul, o oeste e Santa Catarina e do Paraná poderão ter pancadas de chuva, mas com a presença do sol. A terça-feira ainda será um dia marcado por calor na Região Sul.

 

 

 

Frio e geada

Durante a quarta-feira, a nebulosidade, a chuva e o ar polar da frente fria vão conseguir se espalhar um pouco mais pelo Sul. Não há expectativa de tempestades, mas a temperatura cai nos três estados, porém o frio não será intenso como em meados de junho.

O frio aumenta na quinta-feira e algumas áreas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina poderão ter geada, mas em geral com fraca a moderada intensidade.

Esta massa polar que vai passar sobre a Região Sul apenas colocará a temperatura de volta nos padrões. Não é uma massa polar intensa e nem terá força para vencer a massa seca e quente que predomina sobre o Brasil. Quase nada deste ar polar chegará ao Sudeste ou ao Centro-Oeste.

 

Confira a previsão para a Região Sul pois mais chuva está sendo esperada para o fim da semana.

 

Quando o frio voltará intenso ao Brasil?