Sul volta a ter frio abaixo de zero

06/07/2016 às 19:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pode gear em Curitiba

 

Muitas cidades do Sul do Brasil, do centro-sul e do oeste de Mato Grosso do Sul sentiram uma forte queda da temperatura nesta quarta-feira. Em 23 horas, a temperatura caiu de 10 a 15 graus, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Cidade Gaúcha, no Paraná, a temperatura às 14 horas desta quarta-feira era de 16°C e por volta das 3 horas da tarde da terça-feira fazia um calor de 30°C. Em Ivinhema, no sul de Mato Grosso, a temperatura também caiu de quase 30°C para 15°C neste período.

O brusco resfriamento veio com a chegada da nova massa de ar polar que apenas começou a influenciar o Sul do Brasil. O frio vai aumentar muito nos próximos três dias, pois o centro da massa polar, que é a região de frio mais intenso, estará passando sobre a Região Sul do Brasil. Nesta quarta-feira, o centro do ar frio atingiu o sul do Paraguai com cerca de 1024 hPa.

 

A ilustração mostra a trajetória do centro da massa polar "A" entre 6 e 9 de julho de 2016. Os eventos de frio mais intensos que já ocorreram este ano no Sul também foram associados com a passagem do centro da massa polar sobre a Região Sul.

 

 

 

Temperatura abaixo de zero e geada

Com o avanço do centro do ar polar sobre o interior da Região Sul,  a temperatura cai de forma acentuada e generalizada sobre toda a Região devendo ficar abaixo de zero nas áreas de maior altitude nos planaltos e serras. Até agora, a menor temperatura no Brasil este ano foi de 8,5°C abaixo de zero no dia 13 de junho, em Urupema, na serra de Santa Catarina, pela medição do Epagri/Ciram.

O frio intenso provoca a formação de geada nos três estados do Sul nos próximos dias, mas desta vez a geada não será severa e nem ampla como a que ocorreu em meados de junho. Mas pode gear novamente na Grande Curitiba.

 

Confira belas imagens do frio do Sul no início de junho de 2016

 

A semana que começou quente no Sul do Brasil termina com condições típicas de inverno: muito sol, muito frio e céu azul. O frio diminui já no fim de semana e volta a chover especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Confira a previsão para a Região Sul

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

14°
min

26°
max

3mm / 90%