Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Queimadas se espalham sobre o Brasil

10/07/2016 às 16:05
por Alexandre Nascimento

Nesta época do ano chove normalmente já chove pouco no Sudeste, no Centro-Oeste, no sul da Amazônia e no interior do Nordeste, como podemos verificar no mapa de precipitação normal abaixo. Quando chove ainda menos do que deveria durante semanas seguidas o mato fica extremamente seco e o risco de fogo aumenta.

Tudo isso aliado à prática de queima de pastagens, de canaviais e até mesmo o mau comportamento de pessoas que colocam fogo em lixo e/ou jogam pontas de cigarro aceso nos acostamento de rodovias faz com que as queimadas se espalhem pelo interior do país.

Os dados reportados no site do INPE são alarmantes se comparados ao ano de 2015. Nos primeiros dez dias do mês de julho do ano passado foram registrados pelos satélites de monitoramento quase 1200 focos de incêndio. Neste mesmo período deste ano já são mais de 3000, ou seja, um número 150% maior do que em 2015. Nem o Sul está se livrando neste ano. Os Estados que mais estão queimando são Mato Grosso (566 focos), o Tocantins (525), o Rio Grande do Sul (294), o Maranhão (232), Pará (191), Minas (156), São Paulo (133), Mato Grosso do Sul (132), Goiás (109) e Santa Catarina (109). 

 

Ao longo desta semana, quase sem chuva, as condições tendem a piorar no Sudeste, no Centro-Oeste, no Nordeste, em Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins. Por outro lado, a chuva ficará concentrada sobre o Sul e isso deve melhorar as condições do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.