Calor de verão e secura de inverno no RJ

11/07/2016 às 20:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mas a temperatura já tem data para baixar

Com o afastamento total do ar polar, o sol forte e a entrada de ventos quentes, a temperatura subiu rapidamente no Rio De Janeiro nas últimas 48 horas. Na tarde do sábado, 9 de julho, a temperatura máxima ficou em torno dos 25°C, no domingo o termômetro disparou para quase 32°C e na segunda-feira, 11, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,6°C, na Marambaia, na zona oeste carioca. Foi a tarde mais quente na cidade do Rio de Janeiro desde 26 de abril, quando a temperatura chegou aos 36,8°C.

Em outros locais da cidade, a tarde desta segunda-feira foi ainda mais quente e com ar muito seco. A região do Campo dos Afonsos, na zona oeste do Rio, registrou 36°C, às 16 horas, com apenas 24% de umidade no ar, o que caracteriza uma situação de atenção para o ar seco.

 

Esse ar quente e seco está espalhado por quase todo o Brasil e ainda vai predominar sobre a Região Sudeste até o fim da semana. Esta massa de ar seco está associada a um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica que influencia grande parte do interior do Brasil e impede o deslocamento normal das frentes frias do Sul para o Sudeste.

Esta situação só vai mudar quando uma massa de ar polar mais forte que e a massa de ar seco chegar ao Brasil. Isto vai acontecer no próximo fim de semana, mas antes do ar polar chegar ao estado do Rio, o calor vai aumentar!

 

Canal Inverno: dicas de saúde, turismo, alimentação e esportes para curtir os dias frios

 

 

 

Secura de inverno e calor de verão

Cariocas e fluminenses vão passar toda a semana sentido a secura do ar comum do inverno, mas com o calor do verão. Mas como ar fica muito seco, não tem aquela sensação de abafamento que surge nos dias muito úmidos e quentes do verão.

Até o fim da semana, todas as regiões do estado do Rio de Janeiro poderão sentir a secura do ar, com umidade relativa do ar baixa, entre 20% e 30%, durante várias horas à tarde.

Para quem está de férias, esta semana com temperatura atípica será perfeita para aproveitar as praias do Rio de Janeiro com muito sol, calor e mar com ondas cada vez menores.

Mas o dia da chegada do ar polar já está marcado. Confira a previsão para a cidade do Rio de Janeiro.

 

Ar polar chega ao forte ao Brasil no fim da primeira quinzena de julho

 

Saiba quando volta a chover na Região Sudeste

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%