Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul tem mais temporais até o fim da semana

12/07/2016 às 16:52
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/07/2016 às 18:47

Novas áreas de instabilidade cresceram no Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocaram chuva forte, com granizo e fortes rajadas de vento na tarde desta terça-feira. Desta vez, as nuvens carregadas se espalharam especialmente sobre o Paraná e parte de Santa Catarina

Na imagem de satélite, as nuvens de chuva forte aparecem como manchas em tons de azul. Em Dois Vizinhos, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento com 80 km/h às 15 e às 16 horas.

 

 

 

 

Algumas destas nuvens passaram sobre a Grande Curitiba provocando temporal com granizo e vento forte. O aeroporto Bacacheri registrou granizo e várias rajadas de vento com cerca de 42 km/h entre 17h e 17h20.

Veja o comentário que Josué A. fez no site da Climatempo

GRANIZO EM CURITIBA

Por: Josué A. em 12/07/2016 às 17:20

Localidade: Curitiba - PR

Apenas 15 minutos, mas muito granizo. Foi de assustar. Ventania e o céu desabando aqui na RM de Ctba

 

A imagem das 17h10 de 12/07/16 do radar meteorológico de São Roque, operado pela Aeronáutica, mostra diversas manchas vermelhas, em rosa e branco que indicam regiões onde a chuva estava muito intensa neste horário e com potencial para granizo.

 

 

Em São João, no sul do Paraná, a chuva foi torrencial na tarde desta terça-feira (12).

 


 


Em São Miguel do Iguaçu, a chuva de granizo no início da tarde.



 

 

O Rio Grande do Sul foi poupado da chuvarada, depois dos temporais com chuva e granizo na segunda-feira, mas por pouco tempo. Nesta quarta-feira, as áreas de instabilidade se espalham mais sobre a Região Sul levando nuvens carregadas também para o Rio Grande do Sul.

Há risco de temporais com granizo nos três estados nesta quarta-feira. A população gaúcha deve ficar atenta para tempestades severas na quinta-feira. A chuva deve vir com ventania e mais granizo.

Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva forte volta na sexta e no sábado, com a passagem da nova frente fria sobre o Sul que vem trazendo um forte massa de ar polar.

Confira a previsão para a Região Sul, pois a expectativa é de que esfrie muito no domingo e volte e gear. Temperaturas abaixo zero voltarão a ocorrer nos três estados.

 

Frio intenso à vista para o Sul