Sonda Juno envia primeira foto de Júpiter

14/07/2016 às 15:19
por Redação

Oferecimento
Pouco depois de entrar na órbita do maior planeta do Sistema Solar, Nasa registra astro e três de suas luas.

A sonda Juno, recém-chegada à órbita de Júpiter, enviou à Terra a primeira imagem do maior planeta do sistema solar, divulgou a Agência Espacial Americana (Nasa) na noite da terça-feira (12/07).


A foto, tirada no último domingo quando a sonda estava a uma distância de 4,3 milhões de quilômetros de Júpiter, mostra o planeta e três de suas quatro grandes luas: Io, Europa e Ganimedes. É um sinal de que a câmera acoplada ao equipamento, movido a energia solar, sobreviveu ao ambiente radioativo e hostil ao redor do astro.


A chamada JunoCam seguirá rodeando o planeta a bordo da nave para capturar mais imagens. Por enquanto, o que se vê ainda não é tudo do que a sonda é capaz de enviar. Segundo comunicado da Nasa, as primeiras imagens em alta resolução devem ser feitas no próximo dia 27 de agosto, assim que Juno conseguir passar "perto" de Júpiter outra vez .


Os cientistas preveem que Juno ainda dará 37 voltas completas ao redor do astro gigante. A nave foi capturada pela gravidade do planeta gasoso no último dia 4 de julho, após viajar cinco anos e 870 milhões de quilômetros.

Para a Nasa, foi dado um passo importante para estudar a atmosfera de Júpiter, suas particularidades e magnetismo, além de se abrir a possibilidade de desvendar o mistério das origens do sistema solar.


MC/Nasa/efe/lusa/rtr