BR tem pouca chuva até o fim de julho

15/07/2016 às 17:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/07/2016 às 17:43

Oferecimento
Tendência da chuva no país para 15 dias

A primeira quinzena de julho foi marcada por tempo seco na maior parte do Brasil, como é comum nesta época. Na Climatologia do país, julho é o mês com menores índices médios de chuva, que não passam dos 50 mm na maioria das áreas do Brasil.

 

A chuva foi volumosa só no extremo sul do país, onde o acumulado de chuva em 14 dias superou a média em quase todo o Rio Grande do Sul,  no sul e em parte do leste de Santa Catarina.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva de 1 a 14 de julho de 2016. Os tons de azul representam volumes de chuva acima da média e os tons em alaranjado e vermelho indicam chuva abaixo da média.

 

 

 

Uma nova frente fria avança do Sul para o Sudeste e para o Centro-Oeste do Brasil no fim de semana de 16 e 17 de julho, mas quase toda a chuva cai sobre a Região Sul. No Sudeste, apenas São Paulo será beneficiado com alguma chuva e no Centro-Oeste, só o estado de Mato Grosso do Sul. A chance de chover nos demais estados destas Regiões é muito baixa. Esta frente fria vai conseguir chegar ao litoral da Bahia. Outra frente fria deve passar pelo Sul do Brasil após o dia 23 de julho, mas mesmo assim, a segunda quinzena de julho também será marcada por seca no país.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta como ficará a chuva sobre o Brasil nos próximos 15 dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%