Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frio intenso e geada no Sul e no Sudeste

17/07/2016 às 16:45
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/07/2016 às 21:55

A nova massa de ar polar que entrou no centro-sul do Brasil mantém as temperaturas muito baixas no Sul e no Sudeste e nas próximas 48 horas. Todos os estados do Sul, o oeste, o sul e a região da Serra da Mantiqueira em São Paulo e o Sul de Minas Gerais voltam a registrar no geada nesta segunda, 18 de julho. Ao amanhecer da terça-feira, ainda deve gear em áreas dos três estados do Sul, na Mantiqueira, em São Paulo, e no Sul de Minas.

 

A geada mais intensa está prevista para esta segunda-feira (18) que deve ocorrer de forma generalizada sobre a Região Sul, com temperaturas abaixo de zero nos três estados. Volta a gear na Grande Porto Alegre e na Grande Curitiba. Atenção produtores agrícolas locais, pois há risco para geada forte e que pode trazer mais problemas para as lavouras. Só não há risco para o fenômeno no litoral da Região Sul.

Em São Paulo, a geada volta a se formar no sul do estado afetando novamente os bananais do Vale do Ribeira, que já foram duramente prejudicados pelos dias de frio intenso e pela geada de junho.

A temperatura pode ficar abaixo zero em algumas áreas da Mantiqueira.

 

Para a terça-feira, 19 de julho, a previsão é de que a geada volte a se formar nos três estados do Sul, mas em menor escala e em menor intensidade. O sul de São Paulo ainda fica bastante frio, mas não deve gear. Já o Sul de Minas Gerais e a Mantiqueira voltam a registrar o fenômeno, mas também em menor quantidade e intensidade do que o esperado para esta segunda-feira.

 

Confira imagens da geada no Sudeste em meados de junho de 2016.

 

Para quarta-feira, só há previsão de geada para algumas áreas da serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Depois da neve, Caxias do Sul (RS) volta a ter geada. A imagem é da geada de meados de junho de 2016

 

 

- Aproveite para conhecer nosso canal especial de inverno