Curiosa nebulosidade sobre o Sul

18/07/2016 às 22:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana segue fria e com risco de geada

Curiosa nebulosidade sobre o Sul

 

Muitas pessoas no Sul do Brasil devem ter ficado com receio de voltar a chover na tarde desta segunda-feira, 18 de julho, depois de uma manhã ensolarada e gelada. A dúvida veio com a mudança da aparência do céu, pois uma ampla camada de nuvens se espalhava pouco a pouco, às vezes até escondendo o sol.

A animação das imagens mostra como o satélite meteorológico GOES - 13 "viu" a nebulosidade avançando sobre o Sul do Brasil. As nuvens vieram do Paraguai e por volta das 10 horas da manhã deixavam o céu nublado em quase todo o oeste dos estados do Sul. No meio da tarde, por volta das 15 horas, as nuvens já podiam ser vistas sobre a região de Guarapuava, no Paraná, Caçador, em Santa Catarina, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. No Fim da tarde, por volta das 18 horas, a nebulosidade se espalhava por todo o céu de Paranavaí, no noroeste do Paraná.

 

 

 

Foi quando Matheus Gastaldon olhou para o céu, deve ter ficado intrigado e ao mesmo tempo curioso, clicou a nebulosidade e compartilhou com a Climatempo. Ele também deve ter achado aquele céu sensacional! E era!

 

 

 

A nebulosidade que avança sobre o Sul do Brasil é formada por nuvens médias e altas, que não provocam chuva. Na foto de Matheus, é possível perceber que as nuvens são pouco espessas e brancas e em camadas. A parte escurecida é apenas o efeito da falta de iluminação da luz solar. Note como a camada de nuvens é "esburacada". Tem espaços vazios entre as nuvens por onde se vê o céu azul.

As camadas de nuvens seguem para o oceano e em parte vão passar também sobre São Paulo. Nesta terça-feira, o céu azul e o sol vão predominar no Sul, mas muitas áreas podem amanhecer com céu nublado por causa do nevoeiro.

A semana segue fria no Sul do Brasil e há condições para geada. Confira a previsão.

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

As nuvens que Matheus fotografou são os altocumulus. São nuvens do tipo médias. Os meteorologistas dividem as nuvens em três grandes grupos: nuvens baixas (em geral são chuva), nuvens médias (só poucas provocam chuva) e as nuvens altas (não fazem chover).

Conheça os 10 tipos básicos de nuvens no "Explicando o Tempo", com Maria Clara Machado.

 

 

 

 

Metade azul, metade nuvem: a curiosa nebulosidade que passou sobre SP no começo de julho.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%